sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Francis Picabia / Mulheres




Francis Picabia
MULHERES

“Entre 1938 e 1945, Francis Picabia (1879 -1953) realiza um conjunto de quadros, cujo ponto de partida está em imagens fotográficas publicadas em revistas francesas de apelo popular. (...) Ao utilizar as imagens fotográficas e ao não ocultar sua procedência, o artista realiza duas operações: ataca a ideia de originalidade, tão cara à vanguarda, e propõe uma discussão sobre o significado do ato criador, transformado por ele num gesto de escolha e de deslocamento que adiciona banalidade a ícones já banais por si.” (Annateresa. Fabris, "O Desafio do Olhar")


















quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Jim Wilson / O canto do grilo


Jim Wilson | God's Chorus of Crickets | crickets audio recording slowed way down

Alguém teve a ideia de gravar o canto do grilo e desacelerar, acredite, parece canto humano

É por isso que eu amo a internet, as pessoas são surpreendentemente incríveis! Quem pensaria em fazer o que o compositor Jim Wilson fez? Algo tão simples e, até agora, ninguém tinha feito. Quem diria que por trás do canto do grilo, que já tem a sua beleza quanto a sua natureza, haveria cantos angelicais?
Na gravação contém duas faixas tocando ao mesmo tempo, uma de como ouvimos em velocidade normal, e a outra está desacelerada, a voz que aparece na gravação explica isso. A ideia e o resultado foram tão surpreendentes que a repercussão chegou aos ouvidos do grande Tom Waits, aclamado músico que tem suas composições que chamaram atenção em filmes famosos, como Clube da Luta, Os 12 Macacos, The Walking Dead, entre outros, elogiou a genialidade de Jim:
Wilson está sempre brincando com o tempo. Recentemente ouvi uma gravação de canto de grilo desacelerado. Parece como um coro, soa como música de anjos. Algo mágico, celestial com harmonia e partes de baixo, você não acreditaria. É como um pedaço do céu, e foi apenas porque ele desacelerou, não manipulou a gravação em nada. Então eu acredito que quando Wilson desacelera as coisas é porque isso dá a ele a chance de ver as coisas se movendo através do espaço. E isso é algo que deve ser dito para o mundo, desacelere.”

É simplesmente incrível!

Update (1):
Sim, o áudio é de grilos, Jim Wilson gravou no quintal de sua casa, editou, e ficou assim. A música que todos os haters e “myth busters” citaram é uma música que foi produzida por Jim Wilson, logo, tem o áudio que ele mesmo fez. A história está aqui:
Se você tentou fazer na sua casa, porque você é um mestre em edição de áudio, meus parabéns, pode não ter dado certo, porque provavelmente você não utilizou o mesmo áudio que ele e nem as mesmas técnicas.
Para o restante, obrigado por compartilharem, a resposta que este post teve me surpreendeu e surpreende a cada hora. Mas não me importaria se vocês deixassem ele de lado e fossem olhar os outros, garanto que são tão bons quanto. =)
Só que, mesmo que fosse fake, o áudio continuaria sendo incrível.
No mais,
Obrigado!