quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Paris/ Fique atengo ao seu celular




FIQUE ATENTO 
AO SEU CELULAR EM PARIS

Gabriela Mudado
O Globo, 30.7.2013

Quando cheguei em Paris, quase todos os meus amigos conversaram seriamente comigo sobre o problema de roubo de celulares nos transportes públicos e cafés da cidade. Parecia um ritual de iniciação, todo mundo a quem eu pedia conselhos sobre a vida aqui começava me contando alguma história pessoal ou de gente conhecida que teve seu smartphone roubado em algum momento de distração.
Depois de ouvir tantos relatos das mais variadas maneiras que meus amigos já foram furtados, acabei me tornando uma pessoa igual: sempre que chegam turistas, insisto para que eles fiquem de olhos em seus celulares o tempo todo. Eu mesma já testemunhei uma tentativa de roubo em um café e, pasmem, a pequena ladra não passava de 10 anos de idade.
Por isso, não fiquei nada chocada quando vi pela primeira vez o comunicado da foto acima lembrando que as pessoas devem tomar cuidado ao utilizarem seus celulares em público. Segundo as estatísticas, Paris é a segunda cidade com mais furtos de telefones da Europa e, em 2010, foram registrados 630 mil roubos de telefone no país, ou seja, um por cento da população. E isto porque a polícia estima que apenas 41% das vítimas façam ocorrências. Fica, então, o meu conselho: aos brasileiros que estão chegando para as férias na Cidade-Luz, fiquem bem atentos aos seus bolsos e bolsas. Paris é uma cidade maravilhosa e é fácil ficar deslumbrado com ela, mas sempre lembrem-se que vocês são justamente as melhores vítimas dos ladrões de celular!

O GLOBO



Nenhum comentário:

Postar um comentário