sexta-feira, 5 de abril de 2013

Mick Jagger / Truques de sua imagem






Lula RodriguesO Globo, 27.11.2012 

 
Na última prova de roupas, às vesperas da turnê “50 & Counting: The Rolling Stones Live Tour", que estreou no domingo em Londres, o WWDMen entrevistou Mick Jagger, no atelier de L’Wren Scott, designer que assina o visual exclusivo dpop star. A sinergia entre ambos está acima da criação de figurinos, já que estão casados há 10 anos.
O líder dos Rolling Stones, comentou sobre moda, roupas e conforto.Plenamente consciente de sua imagem em cenaJagger - o homem fora do palco - soltou uma pérola, que a meu ver, deveria entrar para os anais da moda masculina contemporânea.
"Os homens não estão interessados em roupas com visual estupendo, porém desconfortáveis, impossíveis de serem usadas. Não estamos ligados no sofrimento para parecermos cool, e sim no conforto." - afirmou o ícone do rock, com o sorrisão provocador de sempre.
E, pratica o que acredita ser moda de homem. Chegou para entrevista e fitting, vestindo calça cinza da Browns, camisa escura em padrão xadrez e tênis Nike, totalmente relax. Detalhe curiosostudio de Scottfica na Kings Road, perto da casa deles em Chelsea e não longe de Edith Grove, onde um dia, Jagger, Brian Jones e Keith Richards, dividiram um flat fedorento.
Tendo passado por algumas roubadas com figurinos de shows ao longo da carreira, sem nunca perder o rebolado, Mick Jaggerse tornoum craque na plena consciência do seu corpo magro, movimentosprovocadores e figura de palco.
Toda esta experiência somada à naturalíssima agressividade onstage,usando e abusando da sensualidade muitas vezes dúbia, o fizeram um dos grandes ícones da moda masculina do século passado, que adentra o século XXI sem perder o punch. Mesmo vestindo um blazer tradicional para os ingleses, em padrão op art e chapéu fedora do culchapeleiroinglês Stephen Jones, com sua ginga notória, subverte, transforma o visual.
 
 Expert em imagemsabe sabe tirar proveito de sua figura skinny erevela que não precisa esconder as malditas gordurinhas. Afirma a importância de sabermos enfalizar o lado bom de nossos corpos, tirar partido disso, enfatizar qualidades.
Dá aula de História dos Costumes quando revela que em algumas turnês, para atingir o auge, precisa lançar mão de roupas que tenham movimentos dramáticos. Para tal, sempre escolhe um modelo de "riding coat", explicando que é um traje inglês, dos séculos XVIII / XIX, que os franceses chamam de "redingote" uma corruptelado termo original.Bingo!
A jornalista que assina a matéria do WWDMen, infelizmente papou mosca e escreveu "red in gote". Para quem não sabe, o "riding coat"  é a casaca cortada na parte da frente, para facilitar os movimentos durante o uso do melhor veículo da época: o cavalo. É, traje oficial do dândi Beau Brummell, o embrião dos uniformes militares do século XIX, do terno executivo moderno, de abotoamento duplo e ajudou a construirtoda a história de Saville Row.
Depois deste banho classudo de conhecimento de causacomenta sobre capas e alguns detalhes realmente over the top, que também fazem parte de sua construção de cena. Confesso que na minha tietagem declarada, valorizei na fonte do portal citado, o que acredito ser o mais importante para este blog.
Jagger entende e planeja marcações e faz exigências na hora do figurino. Suas calças em todos as apresentações são as únicas peças mantidas durante todo o espetáculo pois não há tempo de trocas e por isso devem ser super confortáveis. Estilosas para o palco, é claro, masnunca podem causar problemas. O show deve ter sempre uma abertura espetacular, uma roupa de impacto - "an entrance"- comenta. No segundo ato quando as luzes mudam, é importante trocar o look, afirma. Paletós, blazers, riding coats, camisas ou tees, podem ser trocadas até entre músicas, já que são as partes de cima. Calças, never!
WHO IS THAT GIRLA americana de Utah, L’Wren Scott, é o que se pode chamar de designer de "grande impacto". No clipping, do site que leva seu nomeconsta ninguem menos do que a low profile MIchelle Obama, usando um vestido amarelo, nada simplesinho, na revista GoodHousekeeping, deste mes.
Mas a fama de L'Wren, não é apenas por vestir atrizes. Tem vasta carreira na moda, trabalhou com fotógrafos do porte de Bruce Weber, Herb Ritts, bombando nos anos 90, criou figurinos para filmes e pop stars como Tina Turner. Há muito colabora com o maridão Mick Jaggercom exclusividade. Quem cria roupas de shows para os outros Stones são uma outra equipe. Afirma que o romance nada te a ver com o palco e que Jagger sabe o que quer, sempre. E, ponto.
Sua primeira coleção de moda, explodiu em 2006. Fez fama e fortuna em Hollywood e manda ver no red carpet. Quem veste suas criações? MadonnaSarah Jessica Parker, Angelina Jolie, Nicole Kidman,Penélope CruzAmy AdamsCarla Bruni-Sarkozy, Naomi Campbell, Reese Witherspoon, Christina Hendricks, Jennifer Lopez, Sandra Bullock e Uma Thurman.
GRAN FINALE - detalhe fetiche deste bloggerno dia da entrevista ela vestia suas criaçõesexceto os brogues, que eram do Martin Margiela. A moça não é nada boba.

http://ela.oglobo.globo.com/blogs/moda-masculina/posts/2012/11/27/jagger-fala-de-moda-masculina-conta-truques-de-sua-imagem-em-cena-476654.asp




Nenhum comentário:

Postar um comentário